Terapias Alternativas

slidecli6

As Terapias Alternativas/Complementares oferecidas pela Clínica Corpo e Voz fazem parte do segmento terapêutico, sendo desenvolvidas por profissionais altamente qualificados e de grande experiência, gerando nos pacientes uma sensação de segurança na realização destes atendimentos, bem como na obtenção dos resultados almejados.

A medicina tradicional chinesa (MTC) constitui vasto campo de conhecimento, de origem e de concepção filosófica, abrangendo vários setores ligados à saúde e à doença. Suas concepções são voltadas para o estudo dos fatores causadores da doença, à sua maneira de tratar, conforme os estágios da evolução do processo de adoecer, e, principalmente, aos estudos das formas de prevenção, na qual reside toda a essência da filosofia e da medicina chinesa.

Para tanto, a MTC enfatiza os fenômenos precursores das alterações funcionais e orgânicas que provocam o aparecimento de sintomas e de sinais. O fator causal desses processos nada mais é do que o desequilíbrio da energia vital, induzido pelo meio ambiente (origem externa), ou pela alimentação desregrada, emoções retidas, fadigas, stress, etc (origem interna).

Com este intuito, a MTC destaca os recursos do Shiatsu, da Acupuntura e da Auriculoterapia, indicados da infância à 3ª idade e para gestantes após o 3º mês de gestação.

Vejamos:

  • Acupuntura: É o recurso terapêutico mais conhecido da Medicina Tradicional Chinesa no Ocidente, pelo qual, mediante a inserção de agulhas, são feitas a introdução, a mobilização, a circulação e o desbloqueio da energia vital, promovendo a harmonização, o fortalecimento dos órgãos, das vísceras e do corpo.
  • Auriculoterapia: É o ramo da acupuntura destinado ao tratamento das enfermidades físicas através de estímulos de pontos situados no pavilhão auricular. Cada orelha tem pontos de reflexo que correspondem a todos os órgãos e funções do corpo. Ao se efetuar a sensibilização desses pontos por agulhas de acupuntura ou sementes, o cérebro recebe um estimulo que desencadeia uma série de fenômenos físicos, relacionados com a área equivalente do corpo, produzindo melhora do quadro.  Quando se associa a técnica de terapia auricular com a acupuntura, obtém-se a dinamização do processo de equilíbrio vital. O uso da auriculoterapia é compatível com todas as demais formas de tratamento.
  • Shiatsu (Shi – dedo, Atu – pressão): método terapêutico através do estímulo manual que consiste em desbloquear, fazer circular e aumentar a energia vital.
  • Reflexologia Podal: é uma terapia alternativa/ complementar que se destina, em linhas gerais, ao tratamento de distúrbios/desequilíbrios orgânicos e emocionais, através da estimulação de pontos reflexos, situados em zona específica dos pés.
  • Terapia por Pedras Quentes: é uma terapia alternativa/ complementar na qual a energia térmica (calor) que provém de pedras vulcânicas, penetra profundamente nos músculos, promovendo uma sensação de intenso relaxamento, somada a harmonização do fluxo de energia do corpo, restaurando a homeostase (equilíbrio). Os benefícios da Terapia por Pedras Quentes são: desobstrução e harmonização da energia vital; alívio/abolição das dores corporais; melhora da circulação sanguínea; melhora digestiva e respiratória; melhora da mobilidade articular; relaxamento muscular intenso; reequilíbrio emocional, entre outros.
  • Cromoterapia: A Cromoterapia é um tratamento alternativo e/ou complementar, que objetiva harmonizar as desordens do corpo mental, físico e emocional, através de vibrações do espectro luminoso, trazido pelas sete cores fundamentais, sendo elas: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta.  A Cromoterapia não causa efeitos colaterais, atuando diretamente na base da doença, restaurando o equilíbrio energético corporal.

    Recomenda-se o uso de roupas brancas ou claras durante as aplicações para maior efetividade terapêutica e nunca a cor preta, pois esta diminui sensivelmente os efeitos desejados. Marque uma hora e confira a eficácia desta terapêutica.

  • Massagem Antiestresse.

 

Ver outras especialidades da clínica