A Diferença entre RPG e Pilates

O RPG (Reeducação Postural Global)

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É uma técnica aplicada por fisioterapeutas, de modo individualizado, que trata os desequilíbrios do corpo humano com trabalho muscular e respiratório global. Além disso, esta técnica auxilia a melhora da consciência corporal.

 

Os princípios do RPG:

– Individualidade (cada indivíduo reage de uma maneira diferente),

– Casualidade (a causa do problema pode estar distante do sintoma) e

– Globalidade (tratar o corpo como um todo e não tratar partes isoladas).

 

Neste método, são realizados exercícios e terapia manual em posturas estáticas (“parado”) com ênfase nas cadeias musculares, de modo lento, gradual e progressivo.

CADEIA ANTERIOR E CADEIA POSTERIOR.

 

PILATES

 

pilatesbolaO “Pilates” é uma modalidade de exercício físico, criada por Joseph Pilates (1883-1967), baseado no conceito de “contrologia”.

A contrologia é o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo. É a correta utilização dos princípios das forças que atuam sobre corpo, dos princípios de equilíbrio e gravidade em cada movimento, associados ao conhecimento dos mecanismos funcionais. Preconizando a melhoria das relações musculares.

 

Princípios Fundamentais do Pilates:

– Concentração: atenção para cada parte do corpo, buscando aprendizado motor.

– Controle: consciência dos músculos agonistas (que realizam determinada tarefa), mantendo padrão suave e harmônico do movimento.

– Precisão: essencial na qualidade do movimento, enfatizando o realinhamento postural do corpo.

– Centramento/ Centro de força (“Powerhouse”): formado pelos músculos abdominais, eretores profundos da coluna, extensores e flexores do quadril, juntamente com a musculatura do assoalho pélvico. Este conjunto muscular é essencial para o controle do corpo, formando uma estrutura de suporte responsável pela sustentação da coluna e órgãos internos.

– Respiração: um padrão respiratório correto é fundamental no início do movimento, tendendo a otimizar a capacidade respiratória.

– Movimento Fluido: o movimento deve ser controlado, contínuo e leve, absorvendo os impactos do corpo com o solo, usando a inércia e evitando choques

 

Desta forma, inicialmente, este método prioriza a realização de exercícios que fortalecem a musculatura abdominal e paravertebral, bem como os de flexibilidade da coluna, além de exercícios para o corpo todo. Gradualmente são introduzidos exercícios de extensão do tronco e de maior dificuldade (são mais de 500 exercícios).

 

Os exercícios são feitos no solo e/ou em aparelhos, de forma ativa, melhorando força, flexibilidade, resistência, tônus muscular, concentração, coordenação motora e consciência corporal.

 

 

 

 

 

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